Para fazer uma nova instalação do Windows 10 em seu PC, você pode criar um pendrive inicializável para instalá-lo, basta que você tenha o programa certo. Rufus é uma ferramenta gratuita para Windows que lhe permite criar um pendrive bootável para instalação do Windows 10 em seu computador usando o pendrive.
Rufus é um programa muito fácil de usar. Para começar, execute-o, conecte o pendrive que será usado no computador e no campo “Dispositivo” escolha o pendrive que será usado para criar o pendrive inicializável.
Depois em “Seleção de Boot”, defina a opção “Disco ou Imagem ISO”, clique em “Selecionar” e selecione o arquivo ISO do Windows 10. Se você não possui o arquivo ISO de instalação do Windows 10, baixe-o aqui.
As outras opções devem ser preenchidas automaticamente, porém você pode fazer algumas modificações, como usar a opção MBR em “Esquema de partição” se o PC for mais antigo e ainda usar BIOS e não UEFI.
É possível também escolher o sistema de arquivos usado no pendrive (FAT32 e NTFS), mas geralmente a opção escolhida por padrão, funciona bem. Por fim, clique no botão “Iniciar” para criar o pendrive bootável.
Note que o pendrive será formatado durante o processo, portanto se você tem arquivos salvos no pendrive, faça o backup deles antes de continuar. Depois de fazer isso, clique em “OK” para confirmar a formatação.
Uma vez terminada a criação do pendrive de instalação do Windows 10, conecte-o no computador onde o Windows 10 será instalado e inicie-o pelo pendrive. Caso tenha dúvidas, pesquise por “boot pelo pendrive”.