Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Configurar um domínio personalizado no Blogger (novo painel)

Configurar um domínio personalizado no Blogger (novo painel)

Muita gente começa um blog usando um endereço gratuito fornecido pela plataforma. No Blogger, o endereço inicial vem no formato meublog.blogspot.com. Com o passar do tempo e com a evolução do blog, no entanto, é comum optar por um domínio personalizado no Blogger, como por exemplo meublog.com.br.

.

Um domínio personalizado aumenta o profissionalismo do blog e pode trazer uma série de outras vantagens, como a possibilidade de usar um e-mail profissional (ex.: nome@meublog.com.br), melhor posicionamento nos buscadores, mais credibilidade, entre outros.

.

Se você já fez o registro – em qualquer empresa – e deseja configurar um domínio personalizado no Blogger, saiba que esse procedimento pode ser realizado rapidamente. Para isso, basta seguir os passos que mostrarei aqui.

.

Este tutorial é indicado para pessoas que possuem um blog no Blogger, que registraram um domínio em outro lugar e que desejam configurá-lo na plataforma. Mostraremos aqui como configurar um domínio personalizado no Blogger, com o domínio registrado em qualquer empresa de domínio/hospedagem.

.

Se você ainda não comprou um endereço próprio para o seu blog, veja aqui as melhores empresas para registro de domínios no Brasil e no mundo.

.

De uns tempos para cá, o Blogger incorporou o Google Domains, o que permite o registro de domínios dentro do próprio painel. Se este é o seu caso, o processo é ainda mais fácil, pois a maior parte das configurações é feita automaticamente dentro do Blogger.

.

Para você que registrou um domínio em qualquer empresa e deseja configurá-lo no Blogger, acompanhe-nos neste tutorial e leve seu blog para outro nível.

.

Como configurar um domínio personalizado no Blogger – passo a passo

.
Comece pelo painel do Blogger
.

Acesse o painel de administração do Blogger e vá até a página Configurações, disponível no menu lateral. Role a tela para baixo até localizar a área Publicação. Clique sobre o text Domínio personalizado.


Tela de configuração de domínio no painel do Blogger


O primeiro passo para definir um domínio personalizado no Blogger é acessar a telas de configurações de publicação

.

Na janela que se abre, insira o domínio que você já registrou e que deseja usar no Blogger. Inclua o www na frente do domínio, como por exemplo www.meudominio.com.br.


Janela para inserção do domínio desejado no painel do Blogger

Insira o domínio que deseja configurar na janela que se abre

.

Na verdade, você pode usar o nome que desejar para este subdomínio, como por exemplo blog.meudominio.com.br. Nesse caso, basta seguir os passos seguintes substituindo o www por blog.

.

Depois de inserir o domínio, clique em Salvar. Um erro será exibido na tela, informando que não foi possível confirmar a sua autoridade para este domínio. Repare com atenção no texto destacado em vermelho: ele contém as instruções para apontamento do seu domínio.


Ao inserir o domínio pela primeira vez no Blogger, um texto de aviso é exibido, contendo as informações necessárias para apontar seu domínio para o Blogger


Ao inserir o domínio pela primeira vez no Blogger, um texto de aviso é exibido, contendo as informações necessárias para apontar seu domínio para o Blogger

.

Mantenha esta página aberta, pois usaremos estes dados no painel onde o seu domínio foi registrado.

.

Observação: se por algum motivo você fechou essa tela e não está conseguindo visualizar os valores de CNAME, existe uma maneira de recuperá-los via Google Search Console, conforme explicado neste vídeo. (O vídeo foi enviado pelo leitor Tiago Vieira e estou inserindo o link aqui a pedido do leitor Mauro, que também passou pelo mesmo problema).

.

Neste exemplo usaremos o Registro.br, mas os passos são válidos para domínios registrados em qualquer empresa de hospedagem/domínio. Portanto, se você registrou o domínio em outro lugar, pode seguir adiante, ciente de que apenas a localização e aparência das ferramentas será diferente.

.

No caso do Registro.br, acesse o sistema com o seu login e senha e clique no domínio que deseja apontar para o Blogger.

Seleção de domínios no Registro.br

Lista de domínios no painel do Registro.br

.

Na tela seguinte, role a página até a área DNS e clique em Editar Zona.

Tela de edição de zona de DNS no Registro.br


Observação: para editar a zona de DNS no Registro.br, o domínio precisa estar utilizando os servidores do Registro.br. Caso esta opção não apareça para você, faça a alteração na empresa que administra o DNS do seu domínio.

.

Se a tela abaixo for exibida, clique em Modo avançado. Caso contrário, siga para o próximo passo.

.

Na tela de zona, clique no botão Adicionar. Nos campos que se abrem, insira no primeiro espaço o texto www. Na caixa de seleção escolha CNAME e no último espaço insira o endereço ghs.google.com. Após inserir os valores, clique no botão Adicionar.

.

A entrada CNAME padrão para o Blogger é o subdomínio escolhido, como www, seguido de ghs.google.com

.

Repita a operação de inserção do CNAME, mas desta vez insira os valores personalizados informados naquela mensagem de erro em vermelho. Este valor é único por domínio, então, retorne ao painel do Blogger e pegue os valores fornecidos para o seu blog. Trata-se de uma entrada do tipo CNAME com um código no primeiro campo e outro maior no segundo, conforme o exemplo abaixo.

.

A segunda entrada CNAME necessária é um código único, fornecido no momento de cadastrar um novo domínio no painel do Blogger

.

Após inserir os dois valores CNAME, clique no botão Salvar do painel do Registro.br. Se você estiver realizando o procedimento em outra empresa, certifique-se de que as alterações foram gravadas no sistema.

.

Após realizar o procedimento até este passo, seu domínio já está pronto para funcionar no Blogger. Aguarde alguns minutos (talvez horas) e tente acessar o endereço do seu blog pelo navegador.

.

Se você chegou até aqui com sucesso, apenas a versão com www vai funcionar. Isso significa que se alguém visitar o endereço do seu blog sem o www (ex.: meublog.com), vai encontrar uma página de erro. Para manter ambas as versões funcionando, (com e sem www), é necessário realizar algumas configurações adicionais, como veremos a seguir.

.

Configure o redirecionamento da versão sem www do seu blog
.

Para fazer com que o seu domínio personalizado no Blogger funcione também na sua versão nua, isto é, sem www, vamos realizar a inserção de mais algumas entradas na zona de DNS do Registro.br. Como mencionamos anteriormente, se você registrou seu domínio em outra empresa, pode seguir o tutorial normalmente, ciente de que apenas as imagens do painel serão diferentes das apresentadas aqui. A inserção das entradas de DNS segue a mesma lógica do processo descrito neste tutorial.

.

Retorne ao painel de edição de zona do seu domínio e clique no botão Adicionar para inserir novas entradas de DNS. Desta vez, no entanto, vamos inserir entradas do tipo A. No total, serão 4 entradas do tipo A.

.

Enquanto as entradas do tipo CNAME aceitam apenas nomes de domínio (ex.: ghs.google.com), as entradas do tipo A aceitam apenas endereços de IP (ex.: 72.239.56.21). Endereços de IP são basicamente endereços de um dispositivo conectado à internet. No caso, usaremos os endereços de IP dos servidores do Blogger.

.

Faça a inserção dos endereços de IP do Blogger no painel de administração do seu domínio. No caso desta inserção, vamos deixar o primeiro campo em branco, lembrando apenas de selecionar a opção A na caixa de seleção, conforme a imagem abaixo.

.

Os endereços de IP do Blogger que você deve utilizar estão listados abaixo:

216.239.32.21216.239.34.21216.239.36.21

216.239.38.21

.

Após inserir os quatro IPs, lembre-se de salvar as alterações. Você verá então uma tela como a abaixo, que contém tanto as entradas CNAME quanto as entradas A.

.

Retorne ao Blogger para finalizar a configuração do domínio personalizado
.

Após a inserção de todas as entradas na zona de DNS do seu domínio, retorne ao painel do Blogger para finalizar a configuração. Para isso, acesse novamente a tela de Configurações -> Publicação, no painel do Blogger, e ative a opção Redirecionar domínio para www.seudominio.xyz, como mostra a imagem abaixo.

.

Depois de inserir todas as entradas DNS, retorne ao painel do Blogger e marque a opção para redirecionar o domínio sem www para a versão com www

.

Se as alterações de DNS foram propagadas e o Blogger conseguiu identificá-las, então nenhum erro será mais apresentado na tela. A partir desse momento, qualquer pessoa que acessar o endereço antigo será redirecionada para o novo.

.

Importante: pode levar algumas horas até que as alterações na zona de DNS sejam identificadas pelo Blogger. Portanto, se você encontrar um erro logo após as edições, aguarde alguns minutos e tente novamente.

.

Configure também a versão segura (HTTPS) do seu Blogger
.

Depois de configurar o seu domínio personalizado no Blogger, é muito importante realizar o setup da versão HTTPS. Assim, você está protegendo as informações trocadas entre o servidor de hospedagem do Blogger e os seus leitores, através da criptografia. Ao ativar o recurso, a comunicação estará mais segura e não poderá ser interceptada por terceiros, como pode ocorrer, por exemplo, em redes wifi públicas.

.

A utilização do protocolo HTTPS é possível através do uso de um certificado SSL gratuito, que o Google disponibiliza para os usuários do Blogger. Isso também pode significar mais visibilidade nos buscadores, já que o próprio Google anunciou que este está entre um dos fatores de ranqueamento de uma página nos resultados de busca.

.

Para ativar a utilização do HTTPS no seu Blogger, acesse a mesma página de configurações e localize a área HTTPS, que deve estar logo abaixo da área do endereço do blog. Nesta área, ative a opção Disponibilidade de HTTPS.

.

A opção disponibilidade de HTTPS emite e instala um certificado SSL no seu domínio

.

Se tudo estiver certo, o sistema emitirá automaticamente um certificado SSL para o seu domínio personalizado configurado no Blogger. Depois de alguns instantes, ao retornar à página, provavelmente a opção Redirecionamento para HTTPS também estará marcada. Caso não esteja, basta selecioná-la no painel. Se algum erro for apresentado, aguarde alguns instantes e tente novamente.

.

A opção de redirecionamento para HTTPS deve estar habilitada após a instalação do certificado SSL

.

Esta opção configura um redirecionamento automático de todos os visitantes para a versão segura do seu blog — o que é altamente recomendado. Dessa forma, se alguém visitar seu blog na versão HTTP, será redirecionado para a versão HTTPS (ex.: http://www.meublog.com redireciona para https://www.meublog.com).

.

Para ver um passo a passo mais detalhado sobre esse procedimento, leia o artigo Como ativar o HTTPS no Blogger e por que fazer isso já.

.

Se você fez o registro do domínio há mais de 24 horas, em cerca de uma hora após a edição da zona de DNS o novo domínio provavelmente estará funcionando. No entanto, as URLs com o endereço antigo do seu blog podem levar várias horas para serem redirecionadas automaticamente.

.

Se o domínio é novo, ou seja, se logo após o registro as configurações de zona de DNS foram alteradas, é possível que leve cerca de 24 horas para a mudança ter efeito.

.

Isso ocorre por conta de uma característica do sistema de DNS, que propaga as mudanças pela internet gradativamente. Em geral, em 24 horas o seu novo domínio deve estar funcionando plenamente. No entanto, pode levar até 72 horas para isso ocorrer de fato. Para saber mais, veja este artigo sobre a propagação de domínios.

.

Se você acompanhou este tutorial até o final, conseguiu inserir o seu domínio personalizado no Blogger. Espero que esteja com o seu blog funcionando a pleno vapor!

.

Mas se você está apenas tentando entender como funciona o processo e ainda não registrou um domínio próprio para o seu blog, aproveite para tirar a ideia do papel com esta dica: por menos de R$ 40 por ano é possível ter um domínio personalizado no Blogger, sem pagar nada a mais por isso. Veja no link a seguir nossa seleção com as melhores empresas para registrar o seu domínio.

.

Categoria: Criação de Sites Domínio | Por: Bill Bordallo | Comentários: 386 | 05/07/2018 (atualizado em 02/05/2022)

.

Tags: Blogger, Tutoriais

.

VEJA NA FONTE: https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/configurar-dominio-personalizado-no-blogger/#:~:text=No%20caso%20do%20Registro.br,deseja%20apontar%20para%20o%20Blogger.&text=Na%20tela%20seguinte%2C%20role%20a,os%20servidores%20do%20Registro.br.