Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Como configurar uma mensagem automática no WhatsApp

Enviar respostas automáticas no WhatsApp é muito útil, principalmente para contas comerciais que precisam atender uma grande quantidade de clientes por dia - e contam com a ajuda do mensageiro para isso.
Felizmente, o próprio WhatsApp Business (Android | iOS) permite agendar suas respostas automáticas e se comunicar em tempo integral com clientes. Além de contribuir para a otimização de seu tempo, o recurso também impede que você perca clientes por falta de contato.
Naturalmente, nada impede que você use um aplicativo também em sua conta pessoal para responder amigos e familiares automaticamente. Se você quer saber mais sobre como ele funciona, leia a seguir.
Como configurar uma mensagem automática no WhatsApp Business
Mensagem de ausência
Passo 1: abra o WhatsApp Business em seu smartphone e toque no ícone de menu, localizado no canto superior direito da tela.

Passo 2: toque em “Configurações” para acessar suas preferências.

Passo 3: acesse “Configurações da empresa” para configurar suas respostas automáticas. Depois, toque em “Mensagem de ausência” para configurar a resposta automática que é enviada aos seus clientes quando você não pode falar.

Passo 4: ative a opção “Enviar mensagem de ausência” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para digitar sua resposta automática.

Passo 5: edite o texto disponível da maneira que preferir. Se não quiser, é só tocar em “Ok” para deixá-la gravada. Por fim, é só salvar, no canto superior direito.

Mensagem de saudação
Passo 1: novamente, nas “Configurações da empresa” do WhatsApp Business, toque em “Mensagem de saudação”.

Passo 2: ative a opção “Enviar mensagem de saudação” e toque no ícone de lápis para editar o texto.

Passo 3: digite a mensagem que preferir e, se quiser, adicione emojis. Você também pode deixar o texto como está, caso prefira. Toque em “OK” quando terminar.

Passo 4: por fim, é só salvar sua resposta automática.

Configurando respostas rápidas
As respostas rápidas não são automáticas, mas podem tornar o envio de informações costumeiras mais rápidas, como o preço de seus produtos, por exemplo. Isso porque elas são enviadas através de um atalho, que pode ser escolhido por você.
Para enviar uma resposta rápida:
Passo 1: acesse as “Configurações da empresa” no WhatsApp Business e toque em “Respostas rápidas”.

Passo 2: o WhatsApp Business irá exibir a mensagem padrão, que enviada através de um atalho também padrão. Toque sobre ela para alterar as preferências.

Passo 3: altere o texto e o atalho da maneira que preferir. Você também pode configurar palavras-chave para que a mensagem apareça automaticamente, caso queira. Por fim, é só salvar.

Passo 4: de volta na tela das respostas rápidas, você pode tocar no ícone “+”, no canto inferior direito da tela, para adicionar quantas respostas quiser.

Como configurar uma mensagem automática no WhatsApp comum
Já, se você não tem interesse em baixar o WhatsApp Business, mas tem interesse em enviar respostas automáticas para seus contatos, é possível fazer isso com a ajuda do aplicativo AutoResponder for WA. Vale lembrar que o aplicativo não tem nenhuma ligação direta com o WhatsApp.
Passo 1: acesse a Google Play Store e faça o download do app.

Passo 2: toque em “Configurações de notificação” para conceder o acesso do app ao seu smartphone.

Passo 3: na tela inicial do aplicativo, toque no ícone “+”, no canto inferior direito, para começar a configurar suas respostas automáticas.

Passo 4: você verá o aviso de que o uso de símbolos como @ (arroba), : (dois pontos) ou ( (parênteses). Toque em “OK” para seguir.

Passo 5: ao lado de “Mensagem recebida”, toque em “Todos”.

Passo 6: toque em “OK”.

Passo 7: em “Mensagem recebida”, defina o texto enviado por seus contatos que irá ativar a resposta automática.

Passo 8: em “Responder mensagem”, digite a resposta automática que você quer enviar para seus contatos. Para salvar tudo, é só tocar no ícone de check, no canto inferior direito da tela.

Passo 9: a seguinte tela irá aparecer.

Definindo quem receberá a mensagem
O AutoResponder for WA também permite selecionar quais de seus contatos irão receber a resposta automática. Para isso, basta tocar sobre a mensagem salva e rolar a tela até ver a opção “Contatos específicos”. Depois, é só inserir os nomes dos contatos que podem recebê-la.

Já, em “Contatos ignorados”, você pode inserir os nomes de contatos que não devem receber a resposta automática. Você também pode definir horários específicos para o envio do texto. Para isso, porém, é necessário assinar a versão premium, que custa R$ 49,99.

Você sabia que era fácil assim programar respostas automáticas para o WhatsApp? Conte pra gente nos comentários!