Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Como criar um formulário de contato no Blogspot

Nível: Básico
Recursos necessários: Blogspot e JotForm
Número de passos: 4

O formulário de contato é uma ferramenta simples para receber mensagens, sugestões e elogios dos leitores de um blog. O Blogspot não possui um gadget para inserção desse tipo de formulário, mas você pode inserir essa ferramenta facilmente usando o JotForm.

O JotForm é um construtor online gratuito de formulários. Não é preciso criar uma conta nem instalar nada. Basta acessar o site. A ferramenta é bastante intuitiva e oferece várias opções de personalização.

Neste tutorial, você vai ver como criar e inserir o um formulário de contato no Blogspot em apenas quatro passos.

Passo 1. Entre no JotForm e comece a construir seu formulário. Com a alternativa “Estilo do formulário” ativada, arraste as opções do lado esquerdo da tela para o espaço em branco.

Arraste a opção “Caixa de Texto”, por exemplo. Um box se abrirá e você poderá editar o texto clicando nele duas vezes. Nas opções “Botão Radial” e “Menu suspenso” basta clicar sobre as opções para personalizá-las. Não esqueça de adicionar o “Botão de envio” no final do seu formulário.

Comece a construir seu formulário.

Passo 2. Depois de personalizar o formulário, ative a opção “Setup & Embed” no menu superior. Clique em “Incorporar Formulário”. Insira o endereço de e-mail que deseja receber as mensagens no campo especificado. Uma nova janela se abrirá. Abaixo do link permanente do formulário, clique em “Embed” e copie o código de incorporação do formulário.

Passo 3. Entre no editor do Blogspot. Clique em “Postagens” e em seguida em “Editar Páginas” e “Nova Página”.

Passo 4. Na edição da nova página, dê um título: “Contato”, por exemplo. Em seguida, ative a opção “Editar HTML” e cole o código do formulário no campo de edição. Depois é só publicar a página.


Ative a opção "editar HTML".