Os comandos do Prompt de Comando são ferramentas indispensáveis para administradores e usuários na solução de problemas no computador. Esses comandos oferecem uma maneira rápida e eficaz de verificar informações do sistema, identificar falhas, otimizar o desempenho e restaurar a funcionalidade do sistema.
Se você está enfrentando problemas no Windows e deseja entender e reparar a situação, aqui estão alguns dos comandos mais úteis do Prompt de Comando para diagnosticar e resolver problemas de forma eficaz.
Lista de comandos para diagnosticar e reparar o Windows
1. sfc /scannow
O comando sfc /scannow executa uma ferramenta interna do Windows chamada Verificador de Arquivos do Sistem”, que verifica a integridade dos arquivos do sistema e os repara, se necessário. Ele examina todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos que estão corrompidos por uma cópia em cache.
Quando usar o comando:
Você pode executá-lo se o Windows estiver travando, reiniciando sem aviso ou apresentando mensagens de erro frequentes, se o PC estiver com problemas de inicialização, apresentando falhas ao abrir programas ou recursos do Windows, após uma infecção por malware, erros de DLL, mensagens de arquivos ausentes, etc.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando ou Terminal como administrador, digite o comando abaixo e pressione “Enter” .
sfc /scannow
Ele irá executar o “Verificador de Arquivos do Sistema”, que irá procurar por arquivos protegidos do sistema que estejam corrompidos e, em seguida, tentará repará-los. Basta você aguardar o processo ser concluído.
2. DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth
O comando DISM.exe /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth é usado para reparar a imagem do sistema do Windows quando ela está corrompida ou danificada. Ele verifica a integridade da imagem do sistema usada pra atualizações e reparos e baixa os arquivos para corrigir a imagem do sistema usando o Windows Update.
Quando usar o comando:
Ele pode ser executado quando o comando “sfc /scannow” não consegue reparar os arquivos corrompidos, quando você enfrenta falhas constantes de arquivos corrompidos, quando o Windows não consegue aplicar as atualizações corretamente e também, quando componentes essenciais do Windows estão corrompidos.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando ou Terminal como administrador, digite o comando abaixo e pressione “Enter”
DISM.exe /Online /Cleanup-image /RestoreHealth
Aguarde a conclusão do processo. Esse comando pode levar algum tempo para ser concluído, dependendo da gravidade dos problemas e da velocidade da conexão de internet, se for necessário baixar arquivos para fazer a reparação. Ele baixa os arquivos para reparar os arquivos corrompidos através do Windows Update.
3. CHKDSK
O chkdsk (Check Disk) é um comando usada para examinar e corrigir erros no sistema de arquivos do disco rígido. Ele verifica a integridade do sistema de arquivos e do setor de dados da unidade de armazenamento, detectando e reparando setores defeituosos, arquivos corrompidos, inconsistência no sistema de arquivos.
Quando usar o comando:
O chkdsk é uma das primeiras recomendações quando alguém enfrenta travamentos frequentes, BSoD (tela azul da morte), congelamento, etc. Ao executar o comando, ele irá verificar e corrigir automaticamente erros lógicos no sistema de arquivos, como entradas corrompidas no MFT e problemas de alocação de arquivos.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando ou Terminal como administrador, digite o comando abaixo e pressione “Enter”
chkdsk / f
Para especificar uma unidade, use:
chkdsk C: /f
Para incluir a verificação de setores defeituosos, use /r:
chkdsk C: /r
Em seguida, aguarde a conclusão da verificação. Se você verificar a unidade do sistema, que geralmente é a unidade C, será solicitado que você agende uma verificação para a próxima inicialização, pois ela só poderá examinar a unidade do sistema durante a inicialização. Confirme o agendamento e reinicie seu computador.
4. MRT
O comando MRT executa a “ferramenta de remoção de software mal-intencionado” da Microsoft, que é uma ferramenta que examina o computador em busca de malwares comuns e os remove automaticamente, caso algum malware (programa mal intencionado) seja detectado durante a varredura feita em seu computador.
Quando usar o comando:
A ferramenta de remoção de software mal-intencionado deve ser executada quando você suspeita que seu computador está infectado por algum vírus ou outro tipo qualquer de malware que o antivírus instalado em seu computador não foi capaz de detectar e remover automaticamente.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando, digite mrt e pressione a tecla “Enter”. Você também pode executar o comando pela caixa Executar do Windows. Pressione “Win + R” para abrir a caixa Executar, digite mrt e clique em “OK”.
Ao fazer isso, será aberta a janela da ferramenta de remoção de software mal-intencionado. Clique no botão “Avançar”, escolha o tipo de exame rápido ou geral e aguarde a conclusão da varredura em seu computador.
5. mdsched
O comando mdsched executa a ferramenta de diagnóstico de memória do Windows, que é uma ferramenta do Windows que permite verificar a memória RAM do computador em busca de erros. Ela pode ser útil para identificar problemas que podem causar falhas de sistema, travamentos ou comportamentos inesperados.
Quando usar o comando:
A ferramenta de diagnóstico de memória do Windows deve ser executada quando existem sinais de falha na memória RAM. Por exemplo, travamentos e reinicializações inesperadas, erros de tela azul (BSOD), sistema extremamente lento e também, quando programas específicos travam e apresentam erros com frequência.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando, digite mdsched e pressione a tecla “Enter”. Ou execute o comando através da caixa Executar do Windows. Pressione “Win + R” para abrir a caixa Executar, digite mdsched e clique em “OK”.
Em seguida, na janela aberta, escolha uma das opções de verificação. Você pode optar por “reiniciar agora e verificar se há problemas” ou então, “Verificar ser há problemas na próxima vez que eu iniciar o computador”.
Uma vez reiniciado o PC, ele realizará os testes na memória RAM. Ao terminar, ele exibirá uma notificação na área de trabalho com o resultado dos testes, que também pode ser encontrados no visualizador de eventos.
6. systeminfo
O systeminfo é um comando que exibe informações sobre o Windows e o hardware do seu computador. Ao executar o comando no Prompt de Comando, ele exibe informações como a versão do sistema operacional, nome do computador, fabricante, tipo de sistema, modelo do processador, memória ram e assim por diante.
Quando usar o comando:
O systeminfo pode ser útil em todas as situações em que você precise de um resumo das especificações e configurações do sistema. Por exemplo, para verificar se o hardware e o sistema operacional atendem aos requisitos dos programas ou atualizações que deseja instalar, para fornecer informações detalhadas ao suporte técnico, para fazer um levantamento das especificações de vários computadores, entre outros.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando, digite o comando systeminfo e pressione a tecla “Enter”.
Ao fazer isso, ele exibirá uma relatório detalhada das informações do sistema. Você também pode salvar as informações em um arquivo TXT. Abra o Prompt de Comando como administrador e use o comando abaixo:
systeminfo > C:\relatorio.txt
7. bootrec
Bootrec é um comando que repara o setor de inicialização do Windows. Ele é usado quando o Windows não está inicializando corretamente devido a problemas relacionados ao carregamento do sistema. Ele é capaz de reparar o Master Boot Record (MBR) do disco, o setor de inicialização e o Boot Configuration Data (BCD).
Quando usar o comando:
Ele deve ser usado quando o Windows não inicia e exibe mensagens de erro relacionadas ao carregamento do sistema, quando você suspeita que o MBR ou o BCD estão danificados, levando a falhas na inicialização, quando você tem múltiplos sistemas operacionais e um deles não aparece ou não inicia corretamente, etc.
Como executar o comando:
Para executar o bootrec, você precisa acessar o Ambiente de Recuperação do Windows (Windows Recovery Environment). Para isso, você pode iniciar o computador com um mídia de instalação, acessar as opções de recuperação (reparar o computador), clicar na opção “Solução de Problemas” e abrir o Prompt de Comando.
No Prompt de Comando, você pode usar os seguintes comandos conforme necessário:
- Reparar o MBR: bootrec /fixmbr
- Reparar o setor de inicialização: bootrec /fixboot
- Reconstruir o BCD: bootrec /rebuildbcd
8. ping
O ping é um comando simples, mas poderoso para diagnosticar e solucionar problemas de rede. Ela é uma ferramenta de rede que serve para testar a conectividade entre seu computador e outro dispositivo na rede, seja ele um outro computador da sua própria rede local, um servidor da sua empresa ou um site na internet.
Quando usar o comando:
Você pode usar o comando ping para verificar se o endereço IP ou nome de domínio está acessível na rede, para medir a latência, (tempo que leva para os pacotes de dados irem e voltarem entre seu computador e o dispositivo de destino e para identificar problemas de rede, como a perda de pacotes ou falhas de conexão.
Como executar o comando:
Abra Prompt de Comando, digite ping (endereço IP ou nome do domínio) e pressione “Enter”.
Exemplo 1: ping google.com ou ping 192.168.0.1
Exemplo 2: ping google.com ou ping 192.168.0.1
9. ipconfig /all
O comando ipconfig /all é uma ferramenta de rede que exibe informações detalhadas sobre os adaptadores de rede do computador. Ao executar o comando você obtém uma visão completa de todos os adaptadores de rede com informações como IP, máscara de sub-rede, gateway padrão, servidor DNS, endereço MAC, etc.
Quando usar o comando:
Você pode usar o comando ipconfig /all para descobrir o endereço IP do seu computador ou roteador, para resolver problemas comuns de rede, tal como endereço IP ou servidor DNS incorretos. Ele também é muito útil para obter informações sobre a rede em uso e quando você precisa configurar um endereço IP estático.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando, digite ipconfig /all e pressione “Enter”.
10. netstat
O netstat é uma ferramenta útil para administradores de sistemas e usuários que desejam entender melhor suas conexões de rede. Ele exibe informações detalhadas sobre as conexões de rede do seu computador e lista as conexões ativas, exibe as portas que estão abertas e verifica informações sobre protocolos de rede.
Quando usar o comando:
Você pode utilizar o comando netstat como ferramenta de diagnóstico de rede para monitorar as conexões de rede ativas e identificar problemas de conectividade, verificar conexões suspeitas e não autorizadas que possam indicar problemas de segurança e para identificar quais serviços estão escutando em quais portas.
Como executar o comando:
Abra o Prompt de Comando, digite o comando netstat e pressione Enter.
- Exibir todas as conexões e portas de escuta: netstat -a
- Ver o programa associado a cada conexão: netstat -b
- Mostrar apenas conexões TCP: netstat -p tcp
- Exibir estatísticas por protocolo: netstat -s
- Exibir todos os parâmetros disponíveis: netstat –h
https://www.softdownload.com.br/10-comandos-diagnosticar-windows.html#1_sfc_scannow