Primeiramente execute os procedimentos abaixo para reiniciar os aplicativos:
- Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas;
- Clique em Propriedades e tenha a certeza de que na aba Navegação a opção “Substituir o Prompt de comando pelo Windows PowerShell no menu quando eu clicar com o botão direito no canto inferior direito esquerdo ou pressionar a tecla Windows+X” está marcada;
- Pressione simultaneamente as teclas Win+X ou clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Windows e clique em Windows PowerShell (Admin), clique em “sim” e copie o seguinte comando: Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml"}
- Quando você clicar com o botão direito do mouse no PowerShell ele irá colar o comando instantaneamente. Pressione Enter e espere o procedimento terminar;
- Novamente no PowerShell copie e cole o seguinte comando: Get-appxpackage -all *shellexperience* -packagetype bundle |% {add-appxpackage -register -disabledevelopmentmode ($_.installlocation + “C:\Program Files\WindowsApps\Microsoft.Windows.ShellExperienceHost_1.0.0.2_neutral_ShellExperienceHost.laac0539cc_8wekyb3d8bbwe\AppxManifest.xml”)}
- Pressione Enter e verifique o comportamento.
Depois limpe o cache da Loja seguindo os passos abaixo:
- Clique simultaneamente nas teclas Windows + X;
- Nas opções que se apresentam cliquem em Prompt de Comando (Admin);
- Na tela Prompt de Comando digite wsreset.exe e pressione Enter;
- Reinicie o Computador.
Caso o comportamento persista sugiro que execute as etapas abaixo na ordem em que se encontram. Lembre-se de testar o comportamento ao final de cada etapa.
Etapa 1
Desabilite todos os programas de terceiros, ou seja, uma Inicialização limpa, para verificar se alguns dos programas instalados em seu computador possam estar provocando esse comportamento.
Para inicialização limpa siga os passos abaixo:
- Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;
- No Executar digite MSCONFIG e clique em OK para abrir a Configuração do Sistema;
- Na guia Serviços, assinale a opção Ocultar todos serviços Microsoft e clique em Desativar Tudo;
- Clique em Aplicar e em OK;
- Reinicie o computador.
NOTA: Este procedimento desabilita todos serviços e programas de terceiros. Você pode posteriormente, se o problema for solucionado desta forma, habilitar os programas e serviços que serão inicializados com o Windows, seletivamente, ao invés de manter todos desativados. Se o problema voltar após ativação da inicialização de um serviço ou programa em especifico, o problema está exatamente na inicialização deste software e é recomendável removê-lo.
Etapa 2
Limpe os arquivos temporários do sistema:
- Na Área de Trabalho, pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
- Agora digite TEMP e clique em OK.
- Será aberta a pasta TEMP, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
- Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
- Digite %TEMP% e clique em OK.
- Será aberta a pasta %TEMP%, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
- Novamente pressione simultaneamente as teclas de atalho Windows + R para abrir o Executar.
- Digite Prefetch e clique em OK.
- Será aberta a pasta Prefetch, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso.
Etapa 3
Execute o Verificador de Arquivos do Sistema (SFC.exe) para procurar e corrigir arquivos corrompidos:
- Clique simultaneamente nas teclas Windows + X;
- Nas opções que se apresentam cliquem em Prompt de Comando (Admin);
- Na tela Prompt de Comando digite SFC /SCANNOW e pressione Enter (esse procedimento levará alguns minutos).
Após a execução dessa ferramenta, será apresentado um relatório com os arquivos corrigidos ou não.
Se a ferramenta não resolver, crie uma nova conta de usuário e verifique o comportamento.
Etapa 4
Crie uma nova conta de usuário.
Para criar uma nova conta siga os passos abaixo:
- Pressione simultaneamente as teclas Windows + R para abrir o Executar;
- Nno executar digite control userpasswords2 e clique em Ok;
- Clique na caixa Adicionar;
- Selecione a opção Não conectar em uma conta Microsoft;
- Escolha um nome e senha para esse perfil após isso avance entre as próximas etapas;
- Após criado o novo perfil na tela de Contas de Usuário, selecione a nova conta e clique na caixa propriedade;
- Na aba Associação de Grupo marque o perfil como administrador e clique sobre Ok.
Acesse o novo perfil e veja se o comportamento persiste.
Caso Precise acesse a fonte: