Esta semana, a Microsoft finalmente revelou oficialmente o Windows 11, que promete trazer uma experiência de uso melhor que as versões anteriores, bem como novas funções para o sistema operacional.
Para a alegria de muitos, o upgrade do Windows 10 para o Windows 11 será gratuito, caso seu computador atenda os requisitos básicos, no entanto, existem alguns detalhes bem específicos que podem fazer com que a atualização não seja possível.
Windows 11 vai exigir touchpads de precisão em laptops 22
Software 25 Jun
O fim do Skype? Windows 11 sugere que mensageiro será trocado pelo Teams 4
Android 25 Jun
Por mais que um computador atenda aos requisitos básicos do sistema, muitos usuários se depararam com uma mensagem de erro ao verificar se o dispositivo era compatível com o sistema.
Conforme alguns usuários reportaram, isso poderia ser um problema de estar com o TPM (Trusted Platform Module) do PC desativado.
Um chip TPM é um criptoprocessador seguro projetado para realizar operações criptográficas. Ele inclui vários mecanismos de segurança física para torná-lo resistente à violação, e softwares maliciosos são incapazes de violar suas funções de segurança.
Desde julho de 2016, a Microsoft exige que PCs lançados no mercado com Windows 10 tenham TPM 2.0, mas abre exceções para computadores montados sob demanda; para imagens (ISOs) personalizadas do sistema; e para modelos desenvolvidos pela fabricante com fins comerciais específicos.
A maioria dos notebooks vendidos na última década tem o chip TPM na placa-mãe. No entanto, não é possível dizer o mesmo de desktops
Como saber se o TPM do meu PC está ativo?
- Abra o menu Iniciar e digite tpm
- Clique na opção Processador de segurança
- Em Versão de Especificação, deve constar o valor 2.0, caso contrário, seu computador não tem TPM 2.0 ou não está com o recurso ativado.
Ativando o TPM através da BIOS do PC
As instruções abaixo podem variar de acordo com cada computador, contudo, o processo básico é composto por:
- No Windows 10, abra o menu Iniciar e clique em Ligar/desligar;
- Segurando a tecla Shift, clique em Reiniciar e fique segurando até o PC ligar;
- Ao aparecer a tela de opções, siga o caminho Solução de problemas > Opções avançadas;
- Clique em Configurações de firmware UEFI;
- Caso não haja essa opção, selecione Configurações de Inicialização;
- Clique no botão Reiniciar;
- Pressione a tecla para entrar em BIOS Setup – pode ser F1, F2, F10, F11, F12 ou Del, confira a opção adequada na tela do seu PC;
- Procure por Intel Platform Trust Technology (PTT) e selecione a opção Enabled;
- Se você não encontrar, procure por TPM Device Selection e escolha Enable Firmware TPM;
- Se nada disso estiver disponível, vá até a aba Security, encontre a opção TPM Device e escolha Available, depois vá até a opção TPM State e selecione Enabled;
- Pressione a tecla que corresponde ao comando Save and Exit.
O problema é que, por mais que você tenha esse chip em seu computador e ele esteja ativo conforme as exigências da Microsoft, pode ser que mesmo assim sua máquina não seja compatível com o sistema e isso é culpa do seu processador.
De acordo com uma análise feita pelo pessoal do The Verge, o novo Windows 11 só será compatível com processadores Intel Core de 8ª geração em diante, bem como Apollo Lake e Pentium e Celeron mais novos. O sistema também é restrito ao AMD Ryzen 2000 em diante e aos EPYC chips de 2ª geração ou mais novos.
Processadores Intel compatíveis com o Windows 11
- Intel 8th Gen (Coffee Lake)
- Intel 9th Gen (Coffee Lake Refresh)
- Intel 10th Gen (Comet Lake)
- Intel 10th Gen (Ice Lake)
- Intel 11th Gen (Rocket Lake)
- Intel 11th Gen (Tiger Lake)
- Intel Xeon Skylake-SP
- Intel Xeon Cascade Lake-SP
- Intel Xeon Cooper Lake-SP
- Intel Xeon Ice Lake-SP
Processadores AMD compatíveis com o Windows 11
- AMD Ryzen 2000
- AMD Ryzen 3000
- AMD Ryzen 4000
- AMD Ryzen 5000
- AMD Ryzen Threadripper 2000
- AMD Ryzen Threadripper 3000
- AMD Ryzen Threadripper Pro 3000
- AMD EPYC 2nd Gen
- AMD EPYC 3rd Gen
A Microsoft afirma que os processadores acima são uma base segura para o novo sistema, contudo, o Windows 11 ainda pode ser instalado em CPUs não compatíveis com algumas mensagens de erro, mas não se sabe quais problemas podem resultar dessa incompatibilidade.
E então seu PC é compatível com o novo sistema?