Este tutorial mostra uma relação dos erros mais comuns que podem ocorrer nas tentativas de acesso à internet por conexões discadas. Cada erro apontado tem uma breve descrição do problema e indicações de possíveis soluções. Os números associados aos erros são exibidos pelo sistema quando algum erro acontece numa tentativa de conexão. É importante frisar que a lista de erros é maior. Por isso, contate o suporte técnico de seu provedor em caso de problemas mais específicos.
Erro 602 - The port is already open
Descrição: porta especificada já está aberta
Possíveis soluções:
- Desativar qualquer aplicativo que monitore o modem;
- Reiniciar o computador para liberar um possível travamento do modem;
- Reinstalar o driver do modem.
Descrição: Configurações da porta não podem ser especificadas
Possíveis soluções:
- Diagnosticar o modem para verificar se a porta está setada de forma correta;
- Verificar a existência de problemas na porta do modem;
- Refazer as configurações da conexão;
- Reinstalar o driver do modem.
Descrição: A porta especificada não foi encontrada
Possíveis soluções:
- Verificar se o modem está configurado em porta inválida;
- Testar o modem e analisar suas respostas;
- Refazer as configurações da conexão;
- Reinstalar o driver do modem.
Descrição: A porta foi desconectada pelo computador remoto para qual a conexão foi estabelecida
Possíveis soluções:
- Checar existência de ruídos na linha telefônica;
- Diminuir velocidade;
- Diminuir tamanho do buffer;
- Verificar se o driver do modem é o correto;
- Colocar uma string correspondente ao modelo do modem;
- Checar com o suporte técnico se o problema está no provedor;
- Refazer as configurações da conexão.
Descrição: A porta foi desconectada por um problema no hardware
Possíveis soluções:
- Verificar se a string aplicada é compatível com o modem;
- Verificar integridade do cabo e de seu respectivo conector;
- Refazer as configurações da conexão.
Descrição: A porta está aberta ou sendo usada por outra conexão dial-up
Possíveis soluções:
- Verificar se existe outra conexão em uso;
- Reiniciar o computador para liberar um possível travamento com outra conexão.
Descrição: Erro na conexão dial-up
Possíveis soluções:
- Verificar a configuração do tipo de servidor nas propriedades da conexão e tentar se conectar novamente;
- Refazer as configurações da conexão;
- Reinstalar o protocolo TCP/IP;
- Reiniciar o computador para liberar um possível travamento com outra conexão.
Descrição: Erro interno de autenticação
Possíveis soluções:
- Refazer as configurações da conexão;
- Testar o modem e analisar suas respostas;
- Reinstalar drivers.
Descrição: O servidor de acesso remoto não responde
Possíveis soluções:
- Verificar se existe o protocolo TCP/IP ou se este possui configuração de DNS ativada;
- Reinstalar o protocolo TCP/IP;
- Verificar integridade do cabo e de seu respectivo conector;
- Refazer as configurações da conexão;
- Checar com o suporte técnico se o problema está no provedor.
Descrição: Informações de configuração da conexão corrompidas
Possíveis soluções:
- Reiniciar o computador para restaurar as configurações da conexão;
- Refazer configurações da conexão.
Descrição: A linha telefônica está ocupada
Possíveis soluções:
- Verificar se as propriedades de discagem estão configuradas de forma correta;
- Verificar integridade do cabo e de seu respectivo conector;
- Verificar se o aparelho telefônico está fora do gancho.
Descrição: Computador remoto não respondeu
Possíveis soluções:
- Verificar se a configuração da conexão está correta;
- Verificar se o número do telefone de conexão está correto;
- Verificar integridade do cabo e de seu respectivo conector;
- Colocar um string correspondente ao modelo do modem;
- Checar existência de ruídos na linha telefônica;
- Checar com o suporte técnico se o problema está no provedor.
Descrição: Não foi encontrado tom de discagem
Possíveis soluções:
- Verificar se a propriedades da discagem estão configuradas de forma correta;
- Desativar opção de espera de sinal antes da discagem;
- Verificar integridade do cabo e de seu respectivo conector;
- Checar existência de ruídos na linha telefônica.
Descrição: Usuário e/ou senha recusados inválidos
Possíveis soluções:
- Verificar se o nome do usuário e senha foram digitados corretamente;
- Verificar se a tecla Caps Lock está ativada;
- Contatar provedor para checar possíveis bloqueios da conta.
Descrição: Endereço IP remoto não está configurado corretamente
Possíveis soluções:
- Verificar se a opção de obter endereço automaticamente em rede está ativada;
- Verificar se endereço IP atribuído pelo servidor está correto;
- Checar com o suporte técnico se o problema está no provedor.
Descrição: Tempo esgotado retornado pela conexão PPP
Possíveis soluções:
- Baixar velocidade modem;
- Baixar tamanho do buffer do modem;
- Alterar o número de telefone de acesso;
- Refazer configurações da conexão.
Descrição: Protocolo de controle PPP não está configurado
Possíveis soluções:
- Reinstalar o protocolo TCP/IP;
- Refazer configurações da conexão.