POSTAGENS ROTATIVAS

Ticker

6/recent/ticker-posts

WinFi Lite: Analise e otimize redes Wi-Fi com o WinFi Lite

Existem diversas formas de você otimizar o sinal de uma rede Wi-Fi, como por exemplo escolher um canal menos utilizado para diminuir a interferência, colocar o roteador em um local adequado e assim por diante.

Porém, para analisar essas informações você precisa usar um programa como o WinFi Lite, um programa gratuito de análise de redes Wi-Fi para Windows que lhe permite verificar e otimizar o sinal de redes Wi-Fi.



A utilização do programa é bastante simples. Ele está disponível como um aplicativo para Windows 10 na Microsoft Store e como programa desktop. Ambas as versões são compatíveis apenas com o Windows 10.

Ao executar o WinFi Lite, ele exibe todas as redes Wi-Fi próximas com uma infinidade de informações que podem lhe deixar um pouco confuso no início, mas em pouco tempo de uso, você começa a entender tudo.

Cada rede sem fio é listada com sua identificação (BSSID), nome da rede, fornecedor, taxa de sinal (RSSI), beacon, taxa mínima/máxima, faixa, canal, segurança, tempo de atividade, utilização do canal, entre outros.

Além disso, se você clicar em uma rede da lista, ele exibe informações detalhadas no painel inferior, como por exemplo, gráficos que podem lhe ajudar a descobrir pontos cegos e interferência de outras redes Wi-Fi.

Por último, ele permite que você use filtros para exibir apenas redes específicas, como redes com força de sinal excelente, com um nome ou endereço MAC específico, segurança, canal utilizado e assim por diante.

Com base nessas informações você pode fazer ajustes para otimizar a rede Wi-Fi. Por exemplo, você pode descobrir o canal menos utilizado, descobrir os pontos onde o sinal da rede é mais fraco e assim por diante.

No geral, WinFi Lite é uma boa opção para analisar redes Wi-Fi. Você pode usá-lo para detectar os canais menos utilizados pelas redes próximas, descobrir os locais da casa onde o sinal do Wi-Fi é mais fraco, etc.

Download WinFi Lite (Microsoft Store)
Download WinFi Lite (Versão Desktop)