O disco rígido é um dos hardwares mais importantes do computador. Se você possui um disco rígido lento, ele irá funcionar como um "gargalo" e irá deixar todas as operações realizadas no computador muito lentas.
Para testar a velocidade de um disco rígido, você pode usar o Crystal Disk Mark, um programa gratuito que lhe permite descobrir a velocidade de HDs internos, externos, discos SSD, pendrives e cartões de memória.
O CrystalDiskMark é uma ferramenta portátil muito simples de usar. Basta extrair o arquivo ZIP e executar o arquivo "DiskMark64.exe" para Windows de 64 bits ou, o arquivo "DiskMark32.exe" para Windows de 32 bits.
Em seguida, selecione a unidade (1) que deseja testar, defina o número de testes que ele deve executar (2) e o tamanho do arquivo de teste (3). Quanto maior o número de testes, mais confiáveis serão os resultados.
Os valores padrões funcionam muito bem e geram resultados consistentes. Portanto, não modifique esses valores. Por último, clique no botão "All" para executar todos os testes de desempenho em seu disco rígido.
Uma vez terminado os testes, ele exibe os resultados na própria janela. Os números mais importantes para a maioria das pessoas são os do Seq (leitura e gravação sequencial) e do 4K (leitura e gravação aleatória).
A leitura e a gravação sequencial medem a velocidade do seu disco rígido quando se trata de transferência de arquivos. Quanto mais alto for o valor alcançado, mais rápido serão as operações de cópia dos arquivos.
Já a leitura e a gravação aleatória (4K) medem a capacidade do disco rígido de acessar arquivos pequenos aleatórios. Um disco rígido com números altos de 4K será capaz de executar multitarefas com mais fluidez.
Para a unidade do sistema operacional, as velocidades de leitura e gravação aleatória é o mais importante, enquanto o mais importante para HDs externos, pendrives e cartões de memória é a velocidade sequencial.
Por último, se você chegou a conclusão que o HD do seu computador está lento, você pode trocá-lo por um disco SSD, que chega a ser 100x mais rápido na leitura/gravação aleatória e 10x mais rápido na sequencial.