POSTAGENS ROTATIVAS

Ticker

6/recent/ticker-posts

Sites para baixar músicas sem direitos autorais

Sites para baixar músicas sem direitos autorais

Quem quer se aventurar produzindo vídeos para o Youtube ou outros projetos de mídia digital está sempre em busca de músicas de fundo, que funcionam para deixar o conteúdo menos monótono. Para fazer isso, é preciso recorrer a sites para baixar músicas sem direitos autorais. Mas por quê?
Bom, resumindo, compositores de músicas e letras sempre registram suas músicas para receberem os direitos autorais dela. Ou seja, ninguém pode se apropriar dessas canções sem que haja autorização prévia e até um pagamento por elas. 
E por isso que, quando algum Youtuber faz uso de músicas que necessitam de direitos autorais, recebe um aviso de violação desses direitos e tem o som do seu vídeo retirado do site.
Convenhamos que isso é muito ruim, não é mesmo? É compreensivo querer colocar a banda ou cantora predileta como tema de um vídeo, porém, lei é lei. Então que tal descobrir como baixar músicas grátis sem direitos autorais?
Para você que está louco atrás dessa informação, preparei uma lista com 5 sites que disponibilizam arquivos musicais. Ah, vale saber que são todos gratuitos! Veja só:
    CCmixter 
Esse é um dos maiores e melhores sites de músicas gratuitas, sem direitos autorais e diria um dos melhores também. Isso por que você consegue encontrar todo o tipo de música de uma maneira bem descomplicada, seja a partir do artista, nome da música ou estilo musical. Há vários tipos de licenças Creative Commons nele, mas é indicado que você escolha músicas com atribuição 3.0, que são as liberadas para fins comerciais(se você utiliza em um vídeo com Adsense por exemplo, só pode usar com essa licença).
   Incompetech
Outro bom site para fazer downloads de músicas e animar seus vídeos. São muitas canções livres de direitos autorais criadas por Kevin MacLeod, de diversos estilos. O mais interessante é que todas as músicas disponíveis têm a atribuição 3.0 Creative Commons que, como dissemos, permitem que você receba dinheiro as utilizando.
    Audionautix
Neste site você encontra muitas músicas livres de direitos autorais e com atribuição 3.0. Criadas por Jason Shaw, elas estão muito bem divididas na plataforma para facilitar a busca. Por exemplo, você pode escolher por gênero e por “humor” da música, como melancólica, alegre, misteriosa, etc. Vale apena dar aquela fuçada.
Essa dica de site é muito boa, mas não são todas as músicas da lista que liberam o lucro fazendo uso delas. A sugestão se você for utilizar essa plataforma é escolher o tipo de licença antes de buscar, para só filtrar as músicas que podem ser utilizadas no Youtube, por exemplo.
Esse portal tem várias músicas sem direitos autorais para você baixar. Segundo o site, todo o conteúdo tem 4.0 no CC, por isso, são liberadas para fins comerciais, sobretudo para incluir em vídeos do Youtube. São mais de mil produções listadas por gêneros.
   Jamendo 
Esse site tem uma interface muito prática e moderna. Ele acomoda música de artistas variados – na verdade, são eles mesmos que sobem essas músicas na plataforma, todas sem direitos autorais nos termos do Creative Commons. As canções estão disponíveis em MP3 e OGG. Apesar de ter sua versão gratuita, para utilizar para fins comerciais precisa se tornar um membro PRO.
    Opsound
Você consegue fazer download de músicas sem direitos autorais gratuitamente nesse site também. Os materiais disponíveis são de artistas independentes e permitem seu uso para fins comerciais. Dá até para perceber que no Opsound a ação comercial dessas músicas é muito incentivada.
Biblioteca de áudio do Youtube 
RECOMENDO
Além de todas as dicas que demos, tem a própria fonte do Youtube para você baixar músicas instrumentais. Elas podem ser remixadas e utilizadas nos vídeos sem maiores problemas e muitas delas estão licenciadas sob uma licença Criative Commons. Além de músicas, há efeitos sonoros.
Viu quanta opção para você montar seu próprio banco de músicas livres de direitos autorais? Agora aproveite para entrar em cada um desses sites e encontrar as músicas e efeitos sonoros perfeitos para seus vídeos. 
Vale lembrar que, ao colocar uma música com licença Creative Commons, você deve colocar esse tipo de informação na descrição do vídeo! Veja o exemplo abaixo: 
---------------------------------------------------------------------------------
Mandeville(nome da música) de Kevin MacLeod (nome do autor/cantor) está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100809
(site onde pegou a música) Artista: http://incompetech.com/
---------------------------------------------------------------------------------