Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Como enviar sitemaps ao Google Webmaster Tools

SITEMAPS
Este é mais um post que eu ainda não havia feito, até porque esta informação encontra-se muito bem detalhada no Usuário Compulsivo e no Ferramentas Blog. Por outro lado, fiz algumas adaptações e gostaria de compartilhar com vocês, já que os sitemaps do Dicas Blogger estão sem nenhum erro – o que não era lá muito comum.
Segundo consta na Wikipedia, sitemap é uma representação hierárquica da estrutura de um site, composta por páginas web. E no que o sitemap pode ajudar o seu blog? Ele facilita a indexação de seus posts nos mecanismos de busca. Quanto melhor for a indexação, mais seu blog aparecerá nas buscas e mais visitas você receberá.

O próprio Google disponibiliza um serviço gratuito, voltado para criadores de páginas web – Google Webmaster Tools – para refinar as indexações. O serviço dá detalhes importantes, tais como as palavras-chaves mais procuradas, erros de rastreamento, backlinks e por aí vai.

Não há segredo para usar o Google Webmaster Tools e basta usar o mesmo login do Blogger. Recomendo que vocês explorem os outros recursos do programa.

Como enviar um sitemap sem FeedBurner
Usuários do Blogger que não usam o FeedBurner, podem enviar seu sitemap de uma forma muito simples. Basta acessar o link “estatísticas de assinantes”, que fica na coluna da esquerda do Google Webmaster Tools e clicar no botão “sim, por favor”
Sitemap sem FeedBurner
Como enviar um sitemap em blogs que usam o FeedBurner
Até bem pouco tempo atrás, usava-se o seguinte link atom.xml?redirect=false mas percebeu-se que isso não era suficiente, já que indexava somente os últimos 26 posts. Muito se estudou e se discutiou nos fóruns da vida, até que o Amilcar me passou uma outra forma de enviar sitemaps e que se mostrou 100% eficaz, pelo menos no DB :)
Acesse o link “configurações do site” e depois “sitemap (1)”. Clique no botão “enviar sitemap”
Sitemap com FeedBurner
Vai aparecer um espaço em branco logo após a url do seu blog (2). O que você vai colocar ali dependerá do número de posts do seu blog. Vejam os links para inserir após a url do blog:
atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100 
atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100 
atom.xml?redirect=false&start-index=201&max-results=100 
atom.xml?redirect=false&start-index=301&max-results=100
Você deve colocar um link por vez e ir clicando em “enviar sitemap” Se seu blog tem, por exemplo, 300 posts, use os 3 primeiros links do exemplo acima e assim sucessivamente.
Resultado
Em blogs que usam Wordpress, basta criar um arquivo.xml, hospedá-lo e enviar como sitemap - Wordpress SEO: Criando o Google Sitemap (blog Mestre SEO).
Para entender a importância da indexação pelos mecanismos de busca, recomendo:
Todas essas dicas irão contribuir para aumentar as visitações do seu blog, mas o mais importante continua sendo a qualidade do conteúdo que você publica.


FONTE:
http://www.dicasblogger.com.br/2010/02/como-enviar-sitemaps-ao-google.html