Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Monitore arquivos com o File Access Monitor

File Access Monitor é um programa gratuito para Windows que monitora os arquivos armazenados em seu computador e fornece um histórico detalhado das operações de manipulação,leitura e escrita dos arquivos.

image

O File Access Monitor suporta o monitoramento de sistemas locais e em rede. Ao executá-lo pela primeira vez, ele exibirá um prompt para se conectar ao sistema local (localhost) e um campo para criar uma senha.

A criação da senha é opcional e serve para proteger o File Access Monitor do acesso não autorizado. Uma vez conectado, ele irá exibir na interface a lista de unidades de disco que estão conectadas no computador.

Você pode clicar em qualquer unidade para navegar pelas subpastas e arquivos. Ao selecionar um arquivo, ele listará todas as operações do lado direito. Cada operação é vinculada a um usuário, processo e horário.

A opção "Chronological" exibe a lista de operações em ordem cronológica. Cada arquivo é listado com seu nome e caminho completo, operação, processo, conta de usuário em que foi executado, horário e detalhes.

Você também pode usar filtros para exibir apenas dados específicos. Por exemplo, você pode listar apenas  operação de exclusão de arquivos ou então, operações referentes a um usuário ou um processo específico.

Nas configurações você pode definir filtros para bloquear ou adicionar arquivos e pastas no monitoramento, desmarcar as operações que não pretende monitorar, assim como também adicionar e remover processos.

Por fim, File Access Monitor era um programa comercial que se tornou gratuito. Por conta disso, ele possui vários recursos administrativos, como por exemplo, opção para criar logs e relatórios em diversos formatos.

Download File Access Monitor

Compatível com todas as versões do Windows.